Segunda-feira, 14 de Agosto de 2006
The Princess is a Tramp
Como sou uma princesa do mais puro sangue azul tenho toda a propriedade, pujanca e caganca para dizer estas coisas: o Mel Torme e o Sinatra escreveram esta musica a pensar aqui na yours truly. Em dias como de hoje, em que falamos com os amigos na Comporta e em Moledo, que se esticam ao sol enquanto por aqui o Outono ja espreita, da me assim uma nostalgia paquidermica. Mas como nao ha tempo para essas minudencias, ligo o Sinatra no cantante, abro um Quinta da Bacalhoa, courtesy de um coracao generoso, subdito aqui do Palacio, ergo o copo a minha saude, e sorrio.
Apesar dos pesares, lucky me...
Um premio a quem melhor souber decifar o subtexto desta musiquinha. Ca vao as letrinhas...
The lady is a Tramp
She gets too hungry, for dinner at eight
She loves the theater, but doesn't come late
She'd never bother, with people she'd hate
That's why the lady is a tramp
Doesn't like crap games, with barons and earls
Won't go to Harlem, in ermine and pearls
Won't dish the dirt, with the rest of those girls
That's why the lady is a tramp
She loves the free, fresh wind in her hair
Life without care
She's broke, but it's o'k
She hates California, it's cold and it's damp
That's why the lady is a tramp
Doesn't like dice games, with sharpies and frauds
Won't go to Harlem, in Lincolns or Fords
Won't dish the dirt, with the rest of those broads
That's why the lady is a tramp
I've wined and dined on mulligan stew,
and never wished for turkey.
As I hitched and hiked and grifted, too,
from Maine to Albuquerque.
Alas, I missed the Beaux-Arts Ball, and what is twice as sad:
I was never at a party where they honored Noel Ca'ad.
But social circles spin too fast for me;
My Hobohemia is the place to be…..
I get too hungry for dinner at eight, I like the theatre but never come late.
I never bother with people I hate: That's why the lady is a tramp.
I don't like crap games with Barons and Earls,
Won't go to Harlem in ermine and pearls.
Won't dish the dirt with the rest of the girls:
That's why the lady is a tramp.
I like the free fresh wind in my hair, life without care:
I'm broke, it's oke.
Hate California, it's cold and it's damp:
That's why the lady is a tramp.
I go to Coney - the beach is divine.
I go to ball games - the bleachers are fine.
I follow Winchell and read every line:
That's why the lady is a tramp!
I like a prize fight that isn't a fake.
I love the rowing on Central park lake.
I go to opera and stay wide awake:
That's why the lady is a tramp!
I like the green grass under my shoes, what can I lose?
I'm flat! That's that! I'm all alone when I lower my lamp:
That's why the lady is a tramp! Don't know the reason for cocktails at five.
I don't like flying - I'm glad I'm alive.
I crave affection but not when I drive:
That's why the lady is a tramp!
Folks went to London and left me behind.
I missed the crowning - Queen Mary didn't mind.
Won't play Scarlett in "Gone With the Wind":
That's why the lady is a tramp!
I like to hang my hat where I please, sail with the breeze.
No dough - Heigh - Ho! I still like Roosevelt
and think he's a champ:
That's why the lady is a tramp.
Girls get massages, they cry and they moan –
Tell Lizzie Arden to leave me alone.
I'm not so hot but my shape is my own:
That's why the lady is a tramp!
The food at Rector’s is perfect, no doubt.
I wouldn't know what the Ritz is about.
I drop a nickel and coffee comes out:
That's why the lady is a tramp!
I like the sweet fresh rain in my face.
Diamonds and lace - no got, so what?
For Robert Taylor I whistle and stamp:
That's why the lady is a tramp!
De
goiaoia a 14 de Agosto de 2006 às 19:36
Faz, fez e fará V. Ex.ª muitíssimo bem.
(Inibo-me de duas coisas: comentar o sub-texto e/ou expôr os diversos aforismo que me ocorreram).
De
sissi a 14 de Agosto de 2006 às 19:43
Estimado Goi,
nao se iniba! Mande-se para a frente! A sorte protege os audazes...
cumps
De Carlota Joaquina a 14 de Agosto de 2006 às 21:58
Uma lady na mesa, uma louca na cama. É isso que está nas entrelinhas da música. Carlota Joaquina não percebe a dificuldade da coisa, aposta que já ganhou o prémio! Haverá por aqui algum dos seus variadíssimos súbditos que tenha um piercing no mamilo e vá a Paredes de Coura?
De
sissi a 14 de Agosto de 2006 às 22:42
Carlotinha,
eles por aqui sao todos de grande categoria, ja sabes...
bjs mts e saudades
De Leão da Lezíria a 15 de Agosto de 2006 às 10:50
Admnirável Sissi:
O subliminar da coisa é tão transparente que me custa a acreditar que nos lançou isto como um desafio.
PS- Você merecia mais um Barca Velha, caramba...
De St. J. a 16 de Agosto de 2006 às 02:45
Recheado de saudades, e muito longe da razão, chego tarde, mas também não daria com a coisa - falharia o «...not so hot but...» -, porque juraria que há mais, muito mais, no entrelinhado que explica why the Princess is a Tramp...
Longe de ser a minha cidade de eleição (mas só por questões pessoais), a cara Sissi recordou-me que sempre que um tipo lá chega pelo aeroporto de newark e vai direito a Hoboken para entrar no tunel que desemboca na Joe Dimaggio, inevitavelmente pensa no grande Francis Albert. Nasceu em Hoboken, a zona de New Jersey que tem a melhor vista do skyline, mas dizem que Hoboken nunca mais lhe pôs os olhos em cima - entre outras casas de «gente conhecida», é lá que moram os verdadeiros Sopranos, e é de lá que vêm as hordas dos «tunnel people» que invadem a city ao f-d-s. Mas, directo ao assunto, só o grande Francis Albert poderia enumerar todo o entrelinhado subtil que hoje se perdeu e que explicaria porque razão a Princess is a Tramp.
«Folks went to London...», prossegue a letra. Diz que o deixaram para trás, mas não diz onde, na Albion, se foram divertir... Ter-se-ão perdido no Zoo? Falta cá o Francis Albert para garantir...
Na realidade, a sua subdita Ana estará cheia de razão. Só uma princesa bem no seu corpo será uma mulher de elevado espírito. E esse, creio, é o requisito básico para conseguir ser «a Tramp» - o ditto elevado espírito. Mas eu, infelizmente, nunca lá chegaria...
A cair da tripeça,
Seu, St
N.B. - A leitura integral do entrelinhado está nas letras do «when your lover has gone», na versão cantada por Sue Raney; «Baby won't you please come home», Kay Starr; «In a sentimental mood», Dianne Reeves; «Light my fire», Erma Franklin; «Misty», Sarah Vaughan; «That ole devil called love», Billie Holiday; «Night and day», Ella Fitzgerald; «I just wanna make love to you», Etta James; «Every time we say goodbye», Ella Fitz.; «Fly me to the moon», Julie London; e «Call me irresponsible», Dinah Washington. Só mulheres? Pois... Entre os homens só me lembro do Harry Connick Jr, com o «She belongs to me».
Bye (Setembro nunca mais chega...)
De
sissi a 15 de Agosto de 2006 às 11:38
Estimado Leao,
como em tudo aqui neste Palacio, nao ha apenas uma verdade. Ainda assim, atreva-se ao subliminar. So para ver se coincide com o meu. A minha interpretacao nao e assim tao linear e vai para alem da lady na mesa e a louca na cama. Muito alem. I dare you... :)
Barva Velha tb gosto, mas a Bacalhoa faz me lembrar momentos bons.
cumps
De ana a 15 de Agosto de 2006 às 13:48
I’m not so hot but my shape is my own
E há lá algo mais hot que ter a shape of one's own? E em shape entra tudo o que define a lady, que por isso mesmo is a tramp. Ainda bem.
Cumps
De
sissi a 15 de Agosto de 2006 às 14:16
Estimada Ana,
na mouche! There nothing more sexy than a woman being her own woman.
Cheers! Volte sempre!
De St. J. a 16 de Agosto de 2006 às 03:10
Esquecí-me: Você é Única Minha Cara!
Apesar dos pesares, lucky You. Por aqui, de Moledo a St António da Arenilha, também começa a outonar. Se não chover será uma sorte.
Um Grade Bacalhôa para Si Também!
Comentar post