Terça-feira, 30 de Maio de 2006
Sex and Friendship
Harry Burns: Because no man can be friends with a woman that he finds attractive. He always wants to have sex with her.
Sally Albright: So, you're saying that a man can be friends with a woman he finds unattractive?
Harry Burns: No. You pretty much want to nail 'em too.
Sally Albright: What if THEY don't want to have sex with YOU?
Harry Burns: Doesn't matter because the sex thing is already out there so the friendship is ultimately doomed and that is the end of the story. Das coisas que mais me orgulho destes anos de existência é das relações que tenho vindo a construir com as pessoas. Especialmente com os amigos. Da forma intensa com que lhes digo e mostro que o meu afecto por eles é verdadeiro e do que isso lhes provoca. Como disse um novel amigo, trata-se de tocar as pessoas. E é assim mesmo. Trata-se de tocar as pessoas naquilo que elas são, de as fazer sentir importantes para nós e de tudo o que isso desencadeia. Gosto de perceber que os meus amigos adoptam parte do meu registo, afectivo e intimista, porque me percebem e confiam.
Há uns tempos decidi juntar uns quantos sem razão aparente. Aparente. Porque, sem pensar, ali estavam reunidos quatro deles, cuja ausência pesa e dói em tempos de solidão londrina, que noutras alturas foram meus amantes. E digo amantes no sentido de quem ama, porque os amei e amo profundamente, talvez da forma mais bonita que conheço. Apesar do que nos une ser comum, gosto de cada um deles de formas diferentes e por razões díspares. Quando terminou a relação física, ficou a mesma cumplicidade e confluência, o mesmo amor, no fundo, a mesma amizade. Foi, enquanto durou, a relação perfeita. Havia romantismo, sexo, partilha, identificação. E não falo dos fuck buddies, coisa que nunca me agradou. O que gostei sempre foi de ter amigos com quem estava sempre que nos apetecia ir ao cinema, ou ao teatro ou passar a noite a foder. Ou isto tudo e mais, ou nada isto e outra coisa qualquer. Mas a matriz mantinha-se. O gosto pela companhia, pela presença e a tesão sexual. Homens e mulheres podem ser amigos e foder. Aliás, homens e mulheres não deveriam foder sem esta escora. Apenas porque, para mim, me sabe menos bem. Sabe a sopa ensonsa, a pasta sem pesto, a bife sem ovo estrelado.
E depois, como em tudo na vida, as coisas evoluem. No meu caso, porque cada um deles encontrou alguém com quem viver o terceiro vértice das relações. Depois da amizade e do sexo, vem o compromisso. Que nós tínhamos. Mas era o comprometimento de não sermos comprometidos. E quando começamos a querer que as lautas refeições passem a gourmet, um dia apaixonamo-nos e assumimos com alguém o mesmo que tínhamos com os nossos amigos mas soprando um pouco mais de vida ao já de si muito bom.
E aí deixamo-nos ir. Continuamos a olhar com carinho e ternura os amigos outrora amantes, a sorrir a uma palavra que nos junta, momentaneamente, nas memórias e a viver com eles outra fase da amizade.
Se homens e mulheres podem ter sexo e ser amigos? Sempre.
De
Bifido a 2 de Junho de 2006 às 12:00
nem mais...
De
sissi a 2 de Junho de 2006 às 06:40
Carissimo,
eu a si não perdia tempo...:-)
Cumps.
De Mirone a 2 de Junho de 2006 às 01:29
Cara Sissi,
Eu bem queria comentar... mas, sob essa perspectiva, os meus amigos(as) são uns «calhaus». Ou será falta de lembrança? Vou já propalar este «post»!
De Explícito a 1 de Junho de 2006 às 19:41
Bourgoise, saudações.
Minhas caras,
Pena que só aparece genet decidida por aqui... Mas também pode começar no sexo a destruição/fim de uma amizade (ou "amizade"?)...
Cumprimentos
De Explícito a 1 de Junho de 2006 às 20:37
Cara Bourgoise,
Reservar-me-ei ao silêncio e apreciar os comentários... ;) Confesso que me irrita tanta unanimidade, mas isso é feitio...
Cumprimentos,
De
sissi a 1 de Junho de 2006 às 21:01
Caríssimo,
que se chegue à frente quem pode fazer diferente...vale para tudo...
cumps.
De
sissi a 1 de Junho de 2006 às 20:08
Venerado,
claro que pode. Tudo o que tem um princípio tem um fim. Porém, como sempre, limito-me a falar do que sei e do que vivo. E mais uma vez, neste campo, a minha experiência não é menos que optima.
E no seu caso?
cumps
De
sissi a 1 de Junho de 2006 às 14:53
Querida Sonia,
como a compreendo...apesar de tudo, de deixarmos ou de sermos deixadas, quanto a mim, tem valido sempre a pena. Pelo que li de si, tb. Nao sendo a situacao ideal, e a que conheco que mais se aproxima da perfeicao.
Beijinhos.
De
sissi a 1 de Junho de 2006 às 13:24
Carissimo,
eloquente como sempre!
Beijos darling
De
Jessica a 1 de Junho de 2006 às 13:59
Concordo 100% caraíssima. Pode e é de salutar! Apesar de ressalvar o comentário ali do Milo que chama a atenção para o, sim mas nem sempre.
Eu própria já ganhei um ou outro amigo, com os quais fui algo mais, e voltei depois ao campo da pura amizade. E outra coisa, quando a sinceridade e tranparencia é de parte a parte uma constante desde o ínicio, acredito piamente que não só sendo possível este tipo de relações elas terminem invariavelmente numa bonita amizade. Ou não fosse o sexo uma forma de intimidade..tal qual a amizade!
Comentar post