Are we?
Agora que estou de sabática e, por isso, mais do que apta a demorar-me sobre este esfusiante mundo blogosférico, tenho lido, com gosto, atenção, noveis blogs que me encantam e deliciam. Já aqui dei conta de alguns e continuarei. A blogosfera é como tudo. Com o tempo muda, novas pessoas vão escrevendo, outras ideias e formatos se vão desenvolvendo e é assim que o mundo pula e avança.
O que tive também oportunidade de verificar, e é sobre isso que me apetece elucubrar hoje, é na quantidade e qualidade dos comentadores. Não sei se devido ao facto de ultimamente ter de lidar com essa casta mais do que o costume, a verdade é que há pessoas que me fascinam pela pouca qualidade humana. E não falo apenas dos haters do costume, essa maltosa que se dedica com afinco a destruir o que os outros, mal ou bem, constroem. Falo também dos groupies de serviço, aqueles que perante um bufa mal parida do seu blogger de eleição, se apressam a largar «vivas» e «muito bom!» de forma tão eloquente e incisiva que, dir-se-ia, festejavam a cura do cancro.
Mas os mais engraçados são os que, sendo comentadores verrinosos, sempre prontos a trespassar o sabre pelos textos e vidas alheias, decidem criar o seu próprio blog e se tornam, rapidamente, fiéis depositários do seu próprio veneno. Porque as ervas daninhas, como se sabem nascem em todo o lado. É vê-los a defender-se, que as pessoas são isto e aquilo, que horror, carcará sanguinólento, numa amnésia apenas ligeiramente menor que o tamanho da maldade com que até aí brindaram os outros.
E reparem, eu sou uma life coach na minha vida real. Não me comprazo com a desgraça alheia, nem mesmo com a destes biltres. Mas questiono-me, com algum fervor, o que leva algumas pessoas a retirar do seu tempo de vida para escarrar para cima dos outros. E não me interessam as invejas, o não ter nada que fazer e outras razões comezinhas que tais. Interessa-me ir mais fundo. Estaremos mesmo rodeados de gente com mau fundo, sociopatas desta blogosfera que de pátio interior se tornou em planície alentejana?