Quarta-feira, 9 de Maio de 2007
Sissi Responde - A Dor
Há emails que chegam ao Sissi Responde que por uma questão de pudor e respeito, mesmo quando autorizada para tal, não me atrevo a publicar aqui pelo sofrimento que os impregnam. Esta é uma delas, da qual publicarei estas frases que vos mostro, e cuja resposta servirá para todas aquelas que são enviadas com o mesmo conteúdo e a mesma pergunta.
O amor da minha vida decidiu que eu não sou a mulher da vida dele. Sinto-me morta por dentro.Súbdita Devidamente Identificada
Estimada Súbdita
Por mais estranho que possa pensar, Sissi é uma princesa mas é, antes de mais, uma mulher. E é como mulher que lhe digo que não há forma de atenuar o sofrimento que agora sente. Não há comprimidos, poções mágicas ou feitiçarias – para usar uma linguagem que conhece...- que faça desaparecer essa dor que a trespassa. Quando amamos muito alguém queremos com a mesma força que ela fique connosco no «felizes para sempre» ideia na qual, especialmente nós, mulheres, fomos formatadas. É legítimo que todos nós queiramos alguém à nossa medida, com tudo aquilo que gostamos e descartando o que nos aborrece ou nos deixa inseguros. Mas isso é, com a mesma força, igualmente infantil e impossível. A dor é uma etapa que não pode eliminar, sob pena de nunca crescer por dentro. Sim, que não é na felicidade que vamos mais longe. Nem no esquecimento ou na mentira. É sofrendo e errando. Aproveite a tristeza que tem entre mãos e estruture-se. Tome conta de si, mime-se. Rodeie-se de pessoas positivas e abra-se para o mundo. E se fraquejar e lhe apetecer dizer ao seu amor que ele ainda é o seu amor, desde que não de uma forma constante e patológica (e digo-o por si, entenda...), não se culpe. Isso não é uma forma de fraqueza mas de força. Sim, é preciso ser forte para assumirmos o afecto quando ele não é retribuído ou é esconso. Mas pense nisso como um caminho, como uma etapa que não poderá nunca queimar porque, feliz ou infelizmente, ainda não existem manuais sobre como lidar com as separações. Quanto à questão que me coloca – se acha que ele vai voltar para si – eu devolvo-lhe outra: será que você vai querer voltar para ele? Acredito que isto agora não lhe faça sentido, mas se pensar mais em si e menos nele a coisa ameniza... A única garantia que lhe dou é que passa...o tempo cura tudo...e que depois de passar você estará outra. Basta que para isso se dê mais valor, olhe para dentro de si e repita, todos os dias, várias vezes ao dia: Eu sou grelame do melhor!
PS. Este Consultório foi, talvez, «demasiado consultório» mas impunha-se. Os mails de gente magoada chegam às carradas...
Disclaimer: Este consultório não é profissional, como imaginam. Aqui não se resolvem problemas, conversam-se. O que terá apenas a importância que cada um de nós lhe der. As questões serão respondidas por ordem de chegada, todas as quintas-feiras. Missivas para aqui: sissiresponde@yahoo.com
De Luna a 10 de Maio de 2007 às 08:16
Penso que a Sissi não lhe podia ter dado melhor conselho: "... se dê mais valor, olhe para dentro de si e repita, todos os dias, várias vezes ao dia: Eu sou grelame do melhor!", peça mimos a quem sabe que lhos dá, mas principalmente MIME-SE o máximo possivel e pense que a vida continua e que tem um mundo à sua volta para explorar cheio de coisas boas, só se vive uma vez...
Bjs
De
marci a 9 de Maio de 2007 às 23:34
minha querida subdita
julgo saber bem o que sente e embora o que lhe vou dizer não ajudará em nada nem a atenuar a sua dor, acredite, o tempo tudo cura, o tempo e a subdita, principalmente não deixe de gostar de si e de estar com os outros, conhecer novas caras também ajuda, e, quando falo de caras não é pilas porque acredito que temos sempre de fazer um luto em todos os finais de relações. dê um tempo limite as suas lagrimas...beijo
princesa (vénia)
De Randi a 10 de Maio de 2007 às 07:54
Por experiência só lhe posso dizer, como já foi dito, que o tempo cura tudo e não se deixe ir demasiado abaixo. Não deixe de comer, de viver, não prejudique a sua saúde por ninguém. Não faça como eu já fiz k não me alimentava pk só tinha tempo para chorar e quando dei por mim já era tarde. A dor do amor passou mas arranjei uma doença para o resto da minha vida. E ainda hoje quando penso nisso, só consigo deitar as culpas para cima do dito cujo.
Costuma-se que não há nada nem ninguém que valha as tuas lágrimas mas desde essa altura eu mudei o meu lema para, não ha nada nem ninguém que valha a tua saúde!
Custa muito levantar a cabeça mas ao contrário do que possa pensar, não é impossível. Força!
Princesa, muito obrigada por um livro tão divertido!
De Poppy a 10 de Maio de 2007 às 08:34
É. O tempo cura tudo, mesmo. Infelizmente não deveríamos ter que passar por essas dores, que parece que matam mesmo. E matam, um pouco, na minha opinião. Dói mais que tudo na vida, parece que não vai passar e parece que nunca vamos deixar de amar essa pessoa que não nos quer mais. Mas passa! E também o amor. É preciso é muita muita força...
Coragem querida súbdita, não se deixe ir abaixo. Vá às compras, ao ginásio, viaje, olhe o mar, esteja com amigos. Força!
De AL a 10 de Maio de 2007 às 08:57
Ups...se quiser fazer um clube, já há 2 sócias: a querida súbdita e eu!!!! Não pense que é a única que passa por isoo ou que mereceu esse final, blá blá, blá...não se culpe por tudo...
Quando a vontade de ficar em casa a remoer dores, a recordar o que acabou, a chorar pelo que nao vale a pena me começa a vencer...olho para dentro de mim, penso nas coisas fantásticas que lhe fiz, no quanto dei de mim, nos momentos únicos com que o presenteei, no amor e no carinho com que o mimei...e digo-me com força: "Quem não me ama...não me merece" !!!
Nessa altura...saio de casa, vou ter com amigos ou mesmo sozinha...(que a solidão vai-lhe fazer companhia por uns tempos largos...a tal solidão num estádio de futebol)...tento divertir-me, fazer algo por mim, levantar o astral...
Quando se pergunta se ele um dia voltará...como eu tb o faço mt vezes alias, pense no que quer que ele veja: um mulher derrotada com aspecto miseravel e de vitima ou uma mulher cheia de vitalidade e dignidade!
Vale a pena pensar nisto...
Posso-lhe indicar o meu msn se quiser teclar comigo...
Bjs (cheios de força)
De Daniela a 10 de Maio de 2007 às 09:27
Querida subdita tome nota do que a princesa referiu acerca de um dia se ele quiser voltar voce pode já não o querer.
Eu no meu caso quis ...na altura.
E sabe o porque de ele voltar???
Porque eu nunca me rebaixei nao fiz escandalos,entrei numa de se nao me queres azar o teu.
Na altura ele queria liberdade para sair com os amigos ,dizia que eu o controlava ,que ficava fodida por ele sair(e ficava mesmo)e acabou por dizer que ainda gostava muito de mim mas que precisava de espaço.
OK.Eu dei-lho mas nao fiquei em casa a ouvir musicas romanticas e a chorar em frente ao espelho ,nao isso nao.
Tentei levar uma vida normal gozar um bocado a minha liberdade que tb já nao sabia o que era a bastantes anos e até gostei.
Ele é que nao gostou muito e começou a dar em cima novamente .
Resumindo ...acabei por ceder passado algum tempo mas se fosse hoje tinha prolongado muito mais a minha liberdade e disfrutado de outras coisas tipo novas experiencias com outras pessoas porque era o que ele merecia e eu sei que ia ficar doido com isso -
Mas pronto foi um desabafo de uma faze menos boa ,mas agora finalmente conseguimos acertar as agulhas e está td bem.Força que vai precisar.
Kisses
De Allure a 10 de Maio de 2007 às 09:32
Sintoma dos tempos modernos?!?...
De Carlota Joaquina a 10 de Maio de 2007 às 09:38
"Sim, que não é na felicidade que vamos mais longe. Nem no esquecimento ou na mentira. É sofrendo e errando."
Foda-se, ó Sissi, que merda é esta?! Se não a conhecesse diria que é uma carmelita dedicada à conquista do seu lugar no paraíso. Mas porque caralho o sofrimento é mais construtivo do que a felicidade?
De AL a 10 de Maio de 2007 às 09:55
Carlota Joaquina...
desculpe a ousadia... mas quando tudo esta bem apenas disfrutamos os momentos...no sofrimento é k aproveitamos para pensar e pesar os nossos comportamentos e erros, avaliar, medir, pesar ... não será assim????
De AL a 10 de Maio de 2007 às 09:57
Apenas um reparo que esqueci: não há homens hoje a comentar!!!!
Comentar post